Domingo, 20 de Janeiro de 2008

Lacrosse apresentado na Académica...

Lacrosse é uma modalidade desportiva americana que amanhã à tarde, dia 21 de Janeiro de 2008, irá ser apresentado no mini auditório da Associação Académica de Coimbra.

Futebol com sticks
Por: LUÍS ÓSCAR, Jornalista do «Record»

 

 

http://www.audacia.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEAyFkAuypVHwfZUQz 

 

Pouco divulgado na Europa, o lacrosse alia força, velocidade, controlo da bola e capacidade de jogar em equipa. O objectivo é introduzir uma pequena bola numa baliza, usando uns sticks com uma rede no topo.

 

 

O lacrosse nasceu na América do Norte, no século xv. Foi criado pelos índios nativos, que lhe deram o comprido nome de dehuntshigwa’e, significando qualquer coisa como «homens batendo num objecto redondo». Os colonos franceses deram-lhe o actual nome, que vem provavelmente da frase «Le jeu de la crosse» (o jogo dos bastões).

Inicialmente, o lacrosse era utilizado para resolver conflitos e para treinar jovens soldados. Os jogos eram muito violentos, havendo até mortos em campo. As primeiras bolas eram feitas com couro, madeira ou pedra. Também se utilizaram crânios dos inimigos das tribos escalpelizados. As contendas duravam até três dias e jogavam-se com 500 a 1000 jogadores de cada lado.

Em meados do século xix, os Franceses – pioneiros na América – desenvolveram a modalidade e tornaram-na um desporto mais civilizado. Em 1856, um dentista canadiano, de nome William Beers, fundou o Montreal Lacrosse Club e, em 1867, criou um conjunto de regras, diminuindo o tempo de cada jogo e reduzindo os jogadores a dez por equipa (12 em femininos).

Na última década do século xix, diversos liceus, colégios e universidades já jogavam lacrosse, e nas Olimpíadas de 1928 e 1932 esta competição foi considerada jogo de medalhas. No Canadá criou-se uma versão de pavilhão (com equipas de seis). É considerado o desporto nacional.

 

Como se joga

No lacrosse ao ar livre de homens, cada equipa tem três atacantes, que apenas marcam golos; três médios, que tanto podem marcar golos como defender a sua baliza; três defesas, cuja função é, exclusivamente, defender; e um guarda-redes. O objectivo da equipa é marcar golos, introduzindo uma pequena bola de borracha sólida numa baliza. Para isso utilizam sticks, que podem ser curtos (pouco mais de um metro), que são normalmente utilizados pelos avançados e médios por serem mais manobráveis, ou longos (entre 132,08 e 182,88 centímetros), utilizados pelos defesas e guarda-redes por serem maiores e protegerem melhor a baliza. As balizas são quadradas (1,80 x 1,80 metros), e ficam dentro de uma área circular, com cinco metros e meio de diâmetro.

Os golos são válidos se todos os elementos da equipa estiveram no meio-campo adversário. Sendo o contacto físico permitido – corpo contra corpo e stick contra stick; e só é falta no caso de stick contra o corpo –, os jogadores usam capacetes e luvas e, normalmente, ombreiras, cotoveleiras, joelheiras, protecções para as costelas…

O jogo começa com um «frente-a-frente» parecido ao do hóquei, com a bola no chão e dois jogadores a disputá-la com o stick. Apanham a bola e passam-na pelo ar até chegarem à baliza adversária. Podem correr com a bola guardada no stick e até podem chutá-la (no lacrosse feminino o pontapé não é permitido).

O ritmo é rápido e há dez a 20 golos por jogo. O relógio está sempre a contar, excepto quando o árbitro considera que a perda de tempo será muita e nos derradeiros três minutos da última parte do jogo.

 

Como praticar

Há notícia de experiências no Centro Municipal de Actividades Desportivas da Moita, mas será quase impossível encontrar um sítio em Portugal para praticar lacrosse.

 

As estrelas

O avançado nova-iorquino Ryan Powell foi considerado o melhor jogador da Major League Lacrosse (MLL), em 2001 (pelos Rochester Rattlers) e foi o único a repetir a distinção (em 2006, quando se mudou para os San Francisco Dragons).

 

 

 

 

Curiosidades

 

Apesar da antiguidade do jogo, apenas em 2001 se realizou a primeira edição do único campeonato profissional do mundo (MLL, nos EUA).

 

 

 

 

Para saber mais

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lacrosse – Reduzida ao mínimo, é a única informação em português.

http://lacrossebrasil.tripod.com/index.html – Mesmo no sítio da Associação Brasileira de Lacrosse, a única informação são as regras... em inglês.

www.e-lacrosse.com/ – A principal revista da modalidade tem os melhores vídeos.

 

publicado por Grupo Media Coimbra às 21:46
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Jogos Tradicionais

. Videos de Basebol...

. Cartaz do Torneio de Base...

. Taça de Hóquei Latina em ...

. Aero Clube de Coimbra e o...

. Lacrosse apresentado na A...

. Câmara quer construir em ...

. Vídeo de um encontro de r...

. Vídeo entre a Académica e...

. Vídeo da nova Pista de Sk...

.arquivos

. Outubro 2008

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds