Terça-feira, 25 de Dezembro de 2007

Origem do Karate em Coimbra...

Quando em 1969, através de uma organização denominada "Centro Karate Coimbra", se iniciou a prática do Karate na região centro de Portugal, poucos seriam os que acreditavam na possibilidade desta modalidade vingar no panorama desportivo regional. Hoje decorridos já varias décadas é possível afirmar que o Karate não só sobreviveu como se expandiu de modo assinalável. É desta historia que vos tentaremos dar conta neste breve relato, do seu principio, das suas dificuldades, dos obstáculos, dos projectos, actividades realizadas, bem como das intenções para o futuro.

Como foi desde logo mencionado, a história do Karate na região centro principia com o Centro Karate Coimbra, organização que antecedeu o Instituto Karate Coimbra, e que fazia parte da estrutura associativa nacional de então com sede em Lisboa. Com a evolução no tempo e as mudanças registadas na sociedade portuguesa (nomeadamente o 25 de Abril e todo o processo de democratização que se seguiu), começou por sentir-se a nível local uma certa frustração concretizadas na manutenção de um certo "status quo" na organização nacional responsável pela modalidade, ainda tributária, num plano organizatório, da filosofia desportiva do regime político anterior.

É este modo de funcionamento, fortemente centralizado, a par de uma patente falta de entendimento para perceber a realidade sócio-desportiva própria das estruturas locais que leva à extinção do Centro Karate Coimbra, e a fundação em 14 de Outubro de 1987 do Instituto Karate Coimbra - Associação Regional do Centro.

A meta principal do I.K.C.- A.R.C. é desde logo alargar a prática do Karate, mas em termos e com processos completamente diferentes àqueles utilizados pelo Centro Karate Coimbra: - em primeiro lugar trata-se claramente de um projecto que visa operar uma descentralização e regionalização no âmbito da modalidade, quer por um lado criando novos centros de instrução e aproveitando os existentes, quer por outro lado, conferindo a essas "escolas" autonomia e responsabilidades próprias para no âmbito da sua região desenvolverem um trabalho que se ajuste à realidade social, económica e desportiva dos seus praticantes;

http://www.ikcarc.org/index.php?zona=2

publicado por Grupo Media Coimbra às 18:53
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Jogos Tradicionais

. Videos de Basebol...

. Cartaz do Torneio de Base...

. Taça de Hóquei Latina em ...

. Aero Clube de Coimbra e o...

. Lacrosse apresentado na A...

. Câmara quer construir em ...

. Vídeo de um encontro de r...

. Vídeo entre a Académica e...

. Vídeo da nova Pista de Sk...

.arquivos

. Outubro 2008

. Maio 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds