O Críquete é considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural da Inglaterra medieval chamado stoolball. Foi adoptado pela nobreza no século XVII. Sofreu sucessiva transformações ao longo dos anos até se tornar um desporto bastante adimirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.
Campo
Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Normalmente, o campo costuma ser oval, sendo constituído por 3 espaços: 1 Rectângulo ou "Pitch", 1 Circulo Interior ou "Infield" e 1 Circulo Exterior ou "Outfield".
O Rectângulo ou "Pitch" está no centro do campo. É onde se colocam os 2 Atacantes Batedores. Cada um destes possui um taco de criquete
Nas extremidades de cada Rectângulo colocam-se 2 Defesas, o Lançador e o Receptor. O Lançador da bola está colocado na extremidade inferior do Rectângulo e o Receptor está na extremidade superior para apanhar as bolas.
No Espaço Interior ou "Infield" colocam-se Defesas e no Espaço Exterior ou "Outfield" também.
São 11 Defesas de uma equipa e 2 Atacantes Batedores de outra equipa em campo.
O Rectângulo tem as seguintes zonas: 2 Estremidades e 1 uma Zona Central. As Extremidades apresentam 2 Rectângulos pequenos e pegados um ao outro.
No meio destes Rectângulos está espetado, no chão, 3 Varetas de madeira, chamado "wichet"
Os Atacantes Batedores
Aqueles que tem o taco de criquete são os Atacantes Batedores e pertencem a uma equipa...
Cada Atacante Batedor coloca-se à frente do seu "wichet" e fica à espera da bola que lhe é enviado pelo Defesa Lançador...
O Atacante Batedor tenta bater a bola para o mais longe possivel...
1) Se a bola sair do campo, pelo ar, são 6 pontos.
2) Se a bola sair do campo, pelo solo ou a bater pelo solo, são 4 pontos.
3) Se a bola for batida para dentro do campo, os Batedores podem marcar pontos, trocando dos seus lugares, as vezes que forem possiveis. A partir do momento que os Defesas do campo apanhem a bola e passem para o Defesa Receptor, os Atacantes já não podem trocar de posições. Por cada troca de lugares dos Batedores corresponde a 1 ponto...
Os Defesas
Os Defesas colocam-se no campo
a) 2 perto do Rectângulo - 1 é Lançador e 1 é Receptor
b) 4 no Espaço Interior
c) 5 no Espaço Exterior
Formas de Eliminar o Atacante Batedor
Por Derrube do Wichet
O Defesa Lançador vai tomar balanço, numa zona afastada do Rectângulo e vai correr até à linha da Extremidade do Rectângulo, onde vai ter que lançar a bola...
A bola tem que acertar no solo uma vez e derrubar uma das 3 varetas que faz parte do "Wichet".
Se derrubar o Wichet o Batedor está eliminado!
Por Bola Aérea
Uma bola batida pelo Batedor e que seja apanhada no ar por qualquer Defesa, o Batedor está eliminado por bola aérea.
Por Rectângulo
Uma bola batida pelo Batedor que envie a bola para longe e que é aproveitada pelo Batedores, para trocarem rapidamente dos seus lugares, pode ser aproveitado pelos Defesas.
Assim, quando os Atacantes não estão nos seus sítios, os Defesas fora do Rectângulo podem rapidamente apanhar a bola do chão e rapidamente passarem para o Defesa Receptor.
O Defesa Receptor se apanhar a bola na sua zona de Extremidade do Rectângulo, não estando aqui qualquer Batedor, então este está eliminado por Rectângulo.
Ou seja, se a bola é apanhada pelo Defesa Receptor que está na Extremidade do Rectângulo e só depois é que chega o Batedor, este está eliminado.
Contagem dos pontos
O jogo é constituido por partidas e pelo número de lançamento de bolas...
Em cada partida, uma equipa ataca e outra defende até haver 10 Batedores eliminados ou 10 wichets derrubados ... depois troca... a equipa que estava a atacar vai defender e a equipa que estava a defender vai atacar...
O número de lançamentos definidos são os "Overs"... cada Over corresponde a 6 lançamentos seguidos efectuados pelo mesmo jogador... 1 Over = 6 Lançamentos
Exemplo: 6 Lançamentos seguidos do João, depois 6 Lançamentos seguidos do António, de seguida 6 Lançamentos do João novamente... etc... etc... A equipa do João quando eliminar 10 Batedores ou derrubar 10 Wickets no número de lançamentos definidos no jogo, então, a equipa do João que estava a Defender vai atacar e o adversário vai deixar de atacar para defender...
Quando a equipa "A" está a atacar tenta fazer o maior número de pontos... por exemplo - 100 pontos... a equipa "B" que está a defender, vai lançar as bolas para derrubar os wichets...
Exemplo: uma equipa consegue derrubar 6 wickets ao fim de 120 lançamentos de bolas...
Ou seja, se no jogo de cricket for definido 20 Overs numa partida (20 x 6 = 120 Lançamentos), a equipa "B" só consegue derrubar 6 wichets e o resultado fica:
Equipa "A" = 100 / 6 (100 pontos marcados pela equipa "A", sofrendo 6 derrubes)
Agora, vai atacar a equipa "B" e defender a equipa "A"...
A equipa "B" consegue fazer 101 pontos e sofre 6 derribes
Equipa "B" = 101 / 6
Portanto, ganhou a equipa "B" por ter conquistado o maior número de pontos...
Outros Exemplos de Resultados
Equipa "A" = 50 / 6
Equipa "B" = 50 / 4
Ganhou a Equipa "B" porque derrubou mais wichets - 6
. Cartaz do Torneio de Base...
. Taça de Hóquei Latina em ...
. Aero Clube de Coimbra e o...
. Lacrosse apresentado na A...
. Câmara quer construir em ...
. Vídeo de um encontro de r...
. Vídeo entre a Académica e...
. Vídeo da nova Pista de Sk...