De acordo com um artigo de memorização elaborado pelo Dr. Mário Machado, faz uma pequena menção à origem da equipa de futebol da Académica que transcrevemos a seguir: “antes de ser organizada a Associação Académica, havia a chamada Liga do Liceu, formada e constituída por estudantes e alguns alunos da Escola Agrícola. Ainda joguei, com o grupo que então capitaneava, o Progresso, de vida efémera, no campo daquela escola [...] Como surgiu a Associação Académica é difícil, para mim, por falta de dados precisos, de apurar neste momento, mas tenho a impressão de que se formou, mais tarde, com os elementos que então compunham a referida Liga”. Além de ser constituído por elementos do liceu e da Escola Agrícola, a equipa da Académica também era composto por académicos que frequentavam a Universidade de Coimbra. Ainda de acordo com o Dr. Mário Machado «teve por capitão o estudante da Faculdade de Direito, Filipe Mendes que, mais tarde, depois de formado, veio a ser figura destacada na política nacional e Governador Civil de Lisboa. Este capitão [...] possuía qualidades excepcionais para o desempenho – para o tempo e qualidade de jogadores – daquelas funções». O jogador Filipe Mendes tinha colegas da faculdade de «Direito César Moniz Pereira e F. Andrade [...] António Perdigão, também de Direito». António Luís Lopes era da Escola Agrícola e os restantes jogadores do Liceu de Coimbra.
Em 1911, um jornal de Coimbra informa que o Gymnásio Coimbra «convidou o Iº team da Associação Académica para um matck a disputar amanha no Campo dos Bentos. Por não estarem completas as equipas desta associação, não foi aceite o convite».
Em
No dia 28 de Janeiro de 1912, estava marcado o seu primeiro jogo, em que “jogar-se-à o foot-ball na Insua dos Bentos, em desafio entre os primeiros teams do Ginásio e Associação Académica, que terão por distintivos o primeiro, camisola e calções brancos com escudos encarnados e o segundo, calções pretos e camisola branca. Combate renhido há-de ser este desafio pois ambos os teams são fortes e resistentes». A Académica ganhou por 1-0.
No dia 31 de Janeiro de 1912 e «para efeito de desforra, jogaram novamente na quarta-feira os teams do Gymnásio e Associação Académica que no domingo haviam disputado um match. O Gymnásio venceu desta feita por quatro golos contra 1».
. Cartaz do Torneio de Base...
. Taça de Hóquei Latina em ...
. Aero Clube de Coimbra e o...
. Lacrosse apresentado na A...
. Câmara quer construir em ...
. Vídeo de um encontro de r...
. Vídeo entre a Académica e...
. Vídeo da nova Pista de Sk...